....................................................................


PROGRAMA MUSICAL

BRASIL (mp3 843Kb)
Maré – Tema Tradicional
Esta “Toada de reisado alagoano”, cantada a capella , acompanha a Folia de Reis de Alagoas e foi recolhida pelo mestre Pitiguari. Assim como o Bumba Meu Boi ou o próprio Carnaval, a Folia ocorre em várias partes do Brasil, por isso carrega em sua performance características regionais.

ISRAEL (mp3 463Kb
Avinu Malkeno – Tema Tradicional

“Nosso Pai, Nosso Rei” é uma oração cantada a capella. Esta pede, humildemente, para que Deus abençoe mesmo aqueles que porventura, faltem com boas ações.

BRASIL (mp3 506Kb)
Deodora – J. E. Gramani

“Deodora” foi composta entre 1992 e 1995, originalmente para rabeca e cravo. Seja tocando, compondo, pesquisando ou ensinando, Gramani continua sendo uma fonte de inspiração para muita gente. Seu trabalho artístico, assim como sua pesquisa de campo sobre a rabeca e seus construtores, encontram-se documentados no livro “Rabeca, o som inesperado”, organizado e publicado por sua filha Daniella Gramani.

EGITO (mp3 413Kb)
Taksim Arghout -Tema Tradicional
Este tema instrumental originalmente acompanha uma dança. É proveniente da comunidade Nawar (um dos braços ciganos que, oriundo do Rajastão, na Índia, dirigiam-se ao Egito e Arábia). Seus músicos viajam pelas vilas do país apresentando-se em diversas festividades.

PORTUGAL
Menina do Balho - Tema Tradicional
,Este tema de peregrinação ( originalmente cantado por mulheres), é proveniente da região da Beira Baixa, ao Norte do Rio Tejo. Cada região do país possui heranças vocais (e instrumentais) próprias. São séculos de hitórias acompanhando pessoas no trabalho, nas festividades e celebrações, no cotidiano.

IRAQUE (mp3 233Kb)
Travelers – Tema Tradicional
A música iraquiana carrega a soma de vários elementos musicais do mundo árabe. Durante os séculos XVIII e XIX, o país abrigou a “Época Ouro” da cultura artística da região. Este tema vocal/instrumental pertence a um repertório brilhante e vigoroso.

BULGÁRIA
Pravo Horo - Tema Tradicional
Embora a música búlgara seja difundida mais na forma vocal (principalmente pelas gravações de CD's do tipo "O Mistério das Vozes Búlgaras", o gênero instrumental é facilmente encontrado nas vilas do país, em casamentos e comemorações diversas. Este tema acompanha uma dança.

GEÓRGIA
S/ Título - Tema Tradicional
Este tema pertence ao repertório chamado "Canções de Mesa". São cantados à capela, ou acompanhados por instrumentos de corda. Essa denominação deve-se ao fato de serem execultadas ao redor de uma mesa, após as refeições, em comemoração à jornada de trabalho nos campos.

SARDENHA
Ballu - Tema Tradicional
Este tema é proveniente de Bitti, na província de Nuoro. É originalmente cantado à capela em refeições e festividades diversas por grupos polifônicos masculinos muito populares na região central da ilha. Diz o texto: "Venha, dê-me sua mão que estou inconsolável".

MACEDÔNIA
Sadilo Mome - Tema Tradicional
Este tema pertence ao repoertório de danças, muito comuns em celebrações diversas, principalmente casamentos. É caracterizado por linhas melódicas vigorosas e ritmos complexos, geralmente em compasso ímpar (7/8) como demostrado neste exemplo.

ESPANHA
A farruquiña - Tema Tradicional
Este tema é proveniente da Galícia. Além de abrigar a mística de San Tiago de Compostella, esta região revela através de sua música, séculos de influência históricos culturais dos ceutas, povos que desde o Século XIII a.C., habitaram várias regiões da Europa.

RÚSSIA (mp3 240Kb)
Praise the Lord of the Heavens - Tema Tradicional
Esses versos religiosos relatam a vida de santos católicos e parábolas sobre morte, arrependimento e salvação. Eram cantados por peregrinos que caminhavam entre vilas e monastérios do interior do país, sendo facilmente encontrados pelas estradas até o final do Século XIX.

LÍBANO
S/ Título - Tema Tradicional
A “Paris do Oriente Médio” já foi um centro cosmopolita que reuniu artistas e intelectuais de várias regiões do mundo árabe. Conflitos civis recentes somados a séculos de intolerância étnica e religiosa levaram milhares de pessoas ao exílio. A maior parte dos músicos estabeleceu-se em Paris, de onde continuam a divulgar sua cultura musical.

PORTUGAL
(Vai Te Lavar Morena – Tema Tradicional)
Cada região do país possui heranças vocais (e instrumentais) próprias. São séculos de história acompanhando as pessoas no trabalho, nas festividades e celebrações, no cotidiano.

NORUEGA
(Kivlemøyane – Tema Tradicional)
Interpretado originalmente por uma flauta típica (selstløyte) e organeto, este tema pertence a um repertório que celebra a natureza. Assim como em outras regiões da Escandinávia, esse gênero (melancólico e introspectivo) vem sendo transmitido oralmente desde a idade média.

INGLATERRA
(Music For A Foud Harmonium – S. Jeffes)
Simon Jeffes, músico inglês, compôs este tema inspirado no fato de ter encontrado na rua, no lixo, um harmônio (instrumento de fole com teclado comum nas culturas da Ásia e da Europa).

ETIÓPIA
(Etémeté – S. Demassae):
Originalmente esse tipo de canto alternado (solo X coro) é acompanhado por uma lira típica do país, o “Krar”. Esse instrumento é muito utilizado pelos AZMARIS, contadores de histórias que percorrem as vilas e aldeias levando e trazendo notícias. São também comentaristas políticos cujo entretenimento, informação e críticas baseiam-se no poder de alcance da palavra.

HUNGRIA
(Danse Dês Batons – Tema Tradicional)
Neste tema para dança fica evidente o vigor rítmico e a agilidade melódica tão presentes na música característica do leste europeu. Grande parte do repertório tradicional húngaro, assim como de países vizinhos, chegou até nós graças às pesquisas de campo iniciadas por Bela Vikar em 1895. Bela Bartok e Zoltan Kodály continuaram a coleta que passaram a influir em suas composições, atraindo atenção internacional para a música húngara.

BULGÁRIA/RÚSSIA
(Conto Da Meia Noite – Tema Tradicional)
Nesta versão, baseada no arranjo de Mikkail Alperin, duas canções folclóricas são interpretadas simultaneamente. O coro feminino, em compasso ímpar (7/8) canta em búlgaro um tema da região montanhosa de Perin, no sudeste do país. A voz masculina em russo, soma-se ao ostinato com um lamento nostálgico, comum nas regiões rurais desse país.

TURQUIA
(Road To Istambul – Tema Tradicional)
Esta canção alterna temas em tutti com improvisos aqui reproduzidos. Segue a forma do “Makam” (escalas ou modos) sobre o qual se desenvolve o “Taksim” (improvisos). Essa estrutura musical é muito comum em outros paíse do mundo árabe.

FINLÂNDIA
(Katariina – Tema Tradicional)
Este tema vocal/instrumental, baseado na versão do grupo Värttina, é originário da região da Karelia, conhecida por abrigar uma tradição vocal muito rítmica e vigorosa. São cantadas em celebrações e servem ao entretenimento.

 

Grupo Bayaka © 2005 - FAP - Faculdade de Artes do Paraná